Janeiro Branco: É possível fazer prevenção em saúde mental?
30.jan.2020
Nesse episódio do Conversa de Médico o tema é Janeiro Branco, uma campanha brasileira criada para aumentar o conhecimento sobre as doenças mentais e a prevenção delas. Para discutir esse tema está conosco o Dr. Sivan Mauer, psiquiatra e advisor de psiquiatria do Medscape Edição em Português. O Dr. Sivan inicia trazendo para a conversa uma informação muitas vezes esquecida: existe prevenção para…
Estudo avalia ex-jogadores de futebol para risco de doenças neurodegenerativas
20.jan.2020
Mortalidade por doença neurodegenerativa entre ex-jogadores de futebol profissional Nos últimos anos alguns têm se questionado sobre o risco de várias doenças degenerativas como Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica (ELA) e encefalopatia traumática crônica (ETC) estarem relacionadas com os esportes de contato. O reconhecimento de alterações patológicas da ETC em ex-jogadores de futebol e…
Transtorno da personalidade borderline e transtorno afetivo bipolar: como fazer o diagnóstico diferencial
26.dez.2019
O interesse no transtorno da personalidade borderline (TPB) vem crescendo com o passar do tempo, tanto entre a classe médica como entre os pacientes. Um exemplo disso é quando observamos no Google Trends o gráfico de termos mais procurados no Google. Entretanto, o interesse da população em uma determinada doença e consequentemente o aumento do número de diagnósticos da mesma não necessariamente…
Antidepressivos podem aumentar risco de demência em idosos
09.dez.2019
Exposição a antidepressivos e risco de demência A demência é caracterizada por um declínio cognitivo e um comprometimento das atividades cotidianas, trazendo uma alta carga financeira para a sociedade, além de ser uma importante causa de incapacidade e de morte. Cerca de 5% a 6% das pessoas acima dos 60 anos apresentam algum tipo de demência; e estima-se que o número de casos irá duplicar até…
O Coringa: estigma e abandono na doença mental
06.dez.2019
Nesse episódio do Conversa de Médico falamos sobre o filme O Coringa, e para nos ajudar convidamos o Dr. Sivan Mauer, psiquiatra e advisor de Psiquiatria do Medscape Edição em Português. Segundo o Dr. Sivan, mais do que conseguir estabelecer um diagnóstico psiquiátrico do personagem do filme – já que isso depende de informações que não se pode inferir completamente apenas com o roteiro do filme –…
Automutilação entre adolescentes: o papel da dissociação e do abuso
25.nov.2019
Automutilação entre adolescentes: o papel da dissociação e do abuso físico e sexual A automutilação é comum entre adolescentes. Uma pesquisa em escolas inglesas mostrou uma prevalência de 7% nesta população, sendo que, destes, apenas 12,6% procuraram ajuda em serviços de saúde. É necessário um melhor entendimento sobre a automutilação de adolescentes para podermos traçar melhores estratégias de…
“Só o que eu tenho são pensamentos negativos”: Reflexões sobre o Coringa
08.nov.2019
Esse texto contém spoilers. O filme Coringa está sendo um grande sucesso de público e vem recebendo críticas positivas, mas também tem gerado muitas discussões no que concerne à psiquiatria. Para alguns, a questão mais importante é o diagnóstico de Arthur Fleck, o Coringa, sendo que uma doença que passa pelo imaginário das pessoas é a esquizofrenia, um dos principais motivos para isso é a…
Revisão busca associar uso de cigarros eletrônicos e de maconha entre jovens
10.out.2019
Associação entre uso de cigarros eletrônicos e maconha O uso de cigarros eletrônicos entre jovens de 10 a 24 anos de idade aumentou substancialmente nos últimos cinco anos. Nos Estados Unidos, um terço dos jovens nos últimos anos do segundo grau relatam já ter usado cigarro eletrônico. Até pouco tempo pensava-se que os cigarros eletrônicos eram mais seguros que os cigarros tradicionais, mas…
Suicídio após o diagnóstico de câncer
11.set.2019
Estudo avalia risco de suicídio após diagnóstico de câncer na Inglaterra O diagnóstico de câncer pode provocar um sofrimento psicológico significativo nas pessoas. Os pacientes têm medo da morte, da dor, dos eventos adversos do tratamento como desfiguração ou perda de função, além de alteração no funcionamento familiar ou função dentro da comunidade. Este sofrimento pode ter um papel no…
Populismo e a ameaça ao conhecimento científico
14.ago.2019
Políticas populistas e hesitação em relação à vacinação na Europa Ocidental: uma análise de dados nacionais Programas de vacinação erradicaram ou reduziram imensamente a prevalência de doenças graves antes muito comuns, trazendo enormes benefícios para a sociedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a vacinação previne entre 2 e 3 milhões de mortes todos os anos, e este número…