Síndrome neuroléptica maligna: efeito colateral dos antipsicóticos
01.fev.2019
A síndrome neuroléptica maligna foi primeiramente reconhecida nos anos 60, sendo um efeito colateral raro, mas potencialmente fatal, podendo ocorrer com todos os medicamentos com efeitos antagonistas aos receptores D2. Os sintomas mais frequentes são hipertermia, rigidez muscular, alteração do estado mental e instabilidade autonômica. O achado laboratorial mais importante é a elevação da creatino…
Transtorno bipolar: medicamentos que representam risco de internação psiquiátrica
31.jan.2019
Comparação entre monoterapias em termos de risco de internação psiquiátrica de pacientes com transtorno afetivo bipolar A internação de pacientes com transtorno afetivo bipolar (TAB) é muito frequente e tem consequências socioeconômicas e clínicas relevantes. A internação hospitalar por episódios graves de transtorno do humor ocorre em 79% dos pacientes nos 15 anos subsequentes ao diagnóstico.…
Efeitos colaterais dos antipsicóticos: distonia aguda
07.jan.2019
A classe dos antipsicóticos pode causar uma série de efeitos colaterais, alguns agudos e outros após o uso crônico do medicamento. Um dos efeitos agudos mais comuns dos antipsicóticos é a distonia aguda. Este efeito colateral tem diminuído com os antipsicóticos mais modernos, mas mesmo com eles o risco ainda existe. Todo médico que prescreve bloqueadores da dopamina deve estar atento e saber…
Cannabis associada a hipomania em jovens
25.dez.2018
Uso de Cannabis e hipomania em jovens: uma análise prospectiva A Cannabis é uma das substâncias ilícitas mais usadas no mundo ocidental e seu uso é comum entre jovens. Um estudo recente demonstrou que 31% dos jovens usou Cannabis três vezes ou mais até os 18 anos. O uso de Cannabis está relacionado com diversos tipos de problemas, como doenças cardiovasculares e acidentes automobilísticos, mas…
Conceito, conduta médica e compreensão sobre a disforia de gênero
23.dez.2018
Um número crescente de adolescentes tem procurado atendimento em serviços especializados em identidade de gênero nos países ocidentais, devido ao aumento da aceitação do modelo de tratamento, que inclui supressão da puberdade. Estes tratamentos podem ser realizados por meio do uso de hormônios análogos da gonadotrofina em estágios iniciais da puberdade, além do uso de hormônios sexuais cruzados,…
Suicídio e posse de armas de fogo: uma questão de saúde pública
04.dez.2018
O novo governo eleito no Brasil tem como uma de suas propostas a flexibilização da posse de armas de fogo para a população. É um tema polêmico, que merece profunda discussão e análise em diversos setores. Sobretudo, é importante discutir essa questão no que se refere à saúde pública. Para isso, um bom começo é analisar o artigo Suicide, Guns, and Public Policy, publicado em 2012 pelo periódico…
Benzodiazepínicos: uso inadequado e doenças relacionadas entre adultos nos EUA
30.out.2018
Prevalência e correlação do uso, uso inadequado e doenças relacionadas aos benzodiazepínicos entre adultos nos Estados Unidos da América Benzodiazepínicos normalmente são utilizados por um curto período no tratamento de ansiedade e insônia. No entanto, seu manuseio é complicado pois há o risco de o paciente fazer uso inadequado da medicação. O uso inadequado de benzodiazepínico é normalmente…
Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Os Javalis Selvagens e o diagnóstico do transtorno de estresse pós-traumático.
18.out.2018
O time de futebol juvenil conhecido como Wild Boars (Javalis Selvagens) virou notícia mundial, mas infelizmente não pela qualidade dos jogadores ou pelos feitos em campo, e sim pela aventura dramática e quase cinematográfica da qual fizeram parte em um parque na Tailândia. O grupo composto de 12 meninos, com idades de 11 a 17 anos, além do jovem treinador de apenas 25 anos, ficaram presos durante…
Associação entre traumatismo craniano e risco de suicídio
08.out.2018
Eletroconvulsoterapia e risco de demência em pacientes com transtornos afetivos: um estudo coorte A eletroconvulsoterapia (ECT) é um tratamento efetivo para episódios graves em pacientes com transtornos de humor. A perda de memória é um efeito colateral frequente que parece estar associado à aplicação bilateral e/ou a um grande número de aplicações. A grande maioria destes efeitos colaterais é…
Risco de Alzheimer associado ao uso de benzodiazepínicos e drogas relacionadas
30.ago.2018
Efetividade no mundo real de tratamentos farmacológicos para prevenção de re-hospitalização em uma coorte finlandesa de pacientes com transtorno afetivo bipolar O transtorno afetivo bipolar (TAB) é uma doença grave e muitas vezes debilitante, além de ser crônica e recorrente. É considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a sexta causa mais comum de incapacidade. O uso de medicação em…