Armas e suicídio no Brasil

Em 2018, escrevi meu primeiro artigo para o Medscape, no qual abordei a relação entre a flexibilização da posse de armas e o aumento do número de casos de suicídio, e no qual expressei a minha preocupação, como médico psiquiatra, a respeito do tema. Naquela época iniciava-se a discussão sobre a flexibilização da posse de armas no Brasil, mas já havia dados suficientes, de outros países, de que…

Leia Mais


Consequências do uso de Cannabis na adolescência

Uso de Cannabis durante a adolescência e a ocorrência de depressão, comportamento suicida e transtornos de ansiedade na idade adulta: achados de um estudo de coorte longitudinal de 30 anos Um número significativo de evidências sugere que o uso de Cannabis durante a adolescência aumenta o risco de transtornos psicóticos na vida adulta. Baseada em estudos mendelianos randomizados, esta associação…

Leia Mais


Depressão pós-parto durante a pandemia: atenção aos sinais de alerta

O parto geralmente é um momento muito feliz e esperado pela maioria das mulheres. Entretanto, algumas desenvolvem sintomas depressivos no puerpério, que podem ser leves e autolimitados – o “blues puerperal” ou “baby blues”. Cerca de 50% ou mais das mulheres apresentam estes sintomas, mas alguns casos podem ser mais graves, caracterizando uma síndrome depressiva. Existem alguns fatores que podem…

Leia Mais


Doenças psiquiátricas e risco de suicídio

Risco de suicídio em 12 doenças psiquiátricas descritas no DSM-5 No que se refere ao comportamento suicida, as doenças psiquiátricas apresentam uma variação em relação ao risco associado. Entretanto, os transtornos do humor apresentam as maiores de taxas de suicídio. Poucos estudos recentes consideraram taxas de comportamento suicida em uma ampla amostra de sujeitos diagnosticados com doenças…

Leia Mais


Estudo indica aumento de casos de suicídio em função da Covid-19

Covid-19, desemprego e suicídio A pandemia de Covid-19 (sigla do inglês, Coronavirus Disease 2019) introduziu medidas restritivas que ocasionaram efeitos na economia global, incluindo aumento da taxa de desemprego mundial. Um estudo anterior buscou compreender a relação entre o desemprego e o suicídio. Os autores deste trabalho utilizaram dados provenientes de 63 países coletados entre 2000 e…

Leia Mais


Neurobiologia dos transtornos psiquiátricos

Entender como os medicamentos psiquiátricos agem e em quais proteínas e receptores eles atuam pode ser o diferencial no tratamento do paciente. Por exemplo, quando dizemos a um paciente que determinado fármaco vai começar a agir dentro de um certo prazo, enquanto outros apresentarão resposta quase imediata, existe uma explicação neurofisiológica e neuroanatômica por trás disso. Assim, a…

Leia Mais


Um perfil dos estudantes de medicina que tentam suicídio

Quem seriam os estudantes de medicina que tentam suicídio? Suicídio é uma das principais causas de morte no mundo e, ao contrário de outras doenças, as taxas de mortalidade por suicídio não diminuíram nas duas últimas décadas. Em 2017, cerca de 800.000 pessoas tiraram a própria vida. Um recente estudo norte-americano detectou prevalência de 11% entre estudantes de medicina, o dobro da população…

Leia Mais


Mundo em quarentena: como manter a saúde mental?

No quinto episódio da terceira temporada eu converso com o Dr. Sivan Mauer, psiquiatra, advisor do Medscape em português, sobre a saúde da mente em tempos de pandemia de Covid-19 e isolamento social. O Dr. Sivan ressalta o ineditismo dessa situação para a população, que está tendo de lidar com o medo de se infectar, ou de ter alguém da família infectado, e ao mesmo tempo precisando lidar com os…

Leia Mais


Impacto psicológico da quarentena: uma breve revisão das evidências

Foi publicada em fevereiro uma breve revisão das evidências sobre as questões psicológicas e ou psiquiátricas causadas pelo período de quarentena, que muitos países já estão adotando e outros, como o Brasil, ainda terão de adotar. De 3.166 artigos encontrados, 24 foram incluídos na revisão, sendo que a maioria eram estudos transversais. As pesquisas foram realizadas em 10 países e os pacientes…

Leia Mais


Estudo sueco avalia risco de pacientes psiquiátricos sofrerem ou cometerem atos de violência

Estudo sueco avalia risco de pacientes psiquiátricos sofrerem ou cometerem atos de violência Indivíduos diagnosticados com doenças psiquiátricas podem vivenciar diversos desfechos adversos, como desemprego, falta de moradia e morte prematura. Além disso, em comparação com a população em geral, estes indivíduos têm mais contato com o sistema judiciário e mais risco de cometer atos violentos; no…

Leia Mais