O impacto da pandemia na saúde mental: três estudos
08.jun.2021
1. Respostas de saúde mental à pandemia de covid-19 Logo após o início da pandemia da covid-19 diversos países começaram a observar um declínio na saúde mental de suas populações, tendo sido relatados sintomas como ansiedade, depressão, estresse e sofrimento psíquico. Desde maio de 2020 alguns estudos demonstraram melhora destes sintomas, no entanto, esses estudos apresentam alguns problemas…
Liderança em tempos de crise: um olhar psiquiátrico
11.maio.2021
"A medicina é uma ciência social e a política nada mais é que a medicina em maior escala." – Rudolf Virchow Muitos se perguntam o que faz de uma pessoa um líder. A liderança é uma qualidade que se aprende ou é um conjunto de características natas? Centenas de obras já foram escritas tentando decifrar personalidades políticas como Winston Churchill, Adolf Hitler, Joseph Stalin, Franklin D.…
Depressão ainda é desafio diagnóstico para o não especialista
29.abr.2021
Uma pesquisa recente da Universidade de São Paulo (USP) publicada no periódico científico PLOS One, mostrou que mulheres, jovens, pessoas com algum histórico de desordem mental e aqueles que ficaram desempregados foram os que mais relataram os sintomas de ansiedade e depressão durante o confinamento. Para o médico não psiquiatra, identificar, encaminhar ou tratar corretamente um paciente com…
Relação entre Covid-19, depressão e outros estudos em psiquiatria
30.mar.2021
Associação entre sintomas agudos de covid-19 e sintomas depressivos em adultos Após a infecção respiratória aguda grave por SARS-CoV-2 um subconjunto de indivíduos apresenta sintomas persistentes envolvendo humor, ansiedade, sono e fadiga. Estes sintomas podem ter contribuído para o aumento das taxas de transtorno depressivo maior em recentes estudos epidemiológicos. No estudo em tela, os autores…
Você está preparado para atender pacientes transgênero?
30.mar.2021
Uma recente pesquisa do Medscape mostrou que 32% dos médicos entrevistados não se sentem à vontade e/ou suficientemente treinados para atender pacientes transgênero. A realidade é que a maioria das faculdades de medicina não prepara seu aluno para acolher, tratar e acompanhar transgêneros, uma população que ganha cada vez mais visibilidade, mas que ainda sofre muito com discriminação e……
Cannabis e prescrição de medicamentos psiquiátricos
25.mar.2021
O uso de Cannabis no início da idade adulta e a associação prospectiva com a prescrição de antipsicóticos, estabilizadores do humor e antidepressivos Apesar das evidências científicas sugerirem que a Cannabis pode aumentar o risco de doença mental, as taxas de uso, o uso pesado e a dependência da substância aumentaram, em comparação com a década passada. Vários estudos descreveram uma associação…
Atendimento psiquiátrico emergencial antes e na vigência da pandemia
02.mar.2021
Tendências epidemiológicas em ferimentos por arma de fogo nos Estados Unidos entre 2009 e 2017 Ferimentos por arma de fogo são um problema de saúde pública que desafia os Estados Unidos, porém, os dados disponíveis para avaliar este cenário e implementar intervenções têm lacunas. A maioria dos estudos sobre ferimentos por arma de fogo focam em mortes e não na incidência geral de ferimentos, pois…
Como combater o negacionismo
26.fev.2021
O Dr. Sivan Mauer, psiquiatra e advisor do Medscape em português recebe o Dr. Julio Croda, infectologista, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Yale School of Public Health, para uma conversa esclarecedora sobre o negacionismo que refuta conceitos já estabelecidos por meio de evidências científicas. Partindo de…
Eletroconvulsoterapia,Depressão
Impacto dos fatores de risco vascular nos desfechos clínicos de idosos com depressão recebendo eletroconvulsoterapia
10.fev.2021
Episódios depressivos são comuns; com prevalência mundial em torno de 4,4%, são considerados um dos principais fatores que contribuem para a diminuição da qualidade da saúde do paciente. O tratamento de primeira linha, que costuma ser realizado com inibidores seletivos da recaptação da serotonina, é moderadamente efetivo – apenas 30% dos pacientes atingem a remissão com uma terapia prescrita em…
Erros médicos imponderáveis ou imprevisíveis: vítimas secundárias
04.fev.2021
Para além da imperícia, imprudência ou negligência, muitas vezes eventos imponderáveis, imprevisíveis ou primeiras ocorrências entram na definição de “erro médico”. Neste contexto, os profissionais de saúde envolvidos no atendimento que causou dano ao paciente são definidos como vítimas secundárias do evento. Em um produtivo debate, os advisors de cardiologia e psiquiatria do Medscape em…